Estudantes brasileiros desenvolvem bioplástico a partir de casca de laranja

casca de laranja

Três estudantes do Distrito Federal desenvolveram um tipo de plástico biodegradável a partir da casca de laranja. O projeto foi elaborado pelos alunos do Centro de Ensino Médio 02 do Gama, Kazue Nishi (17 anos), Barbara Wingler (18 anos) e Lucas Silva (19 anos).

Leia também: Estudante utiliza laranjas para testar conservante natural

O material foi desenvolvido ao longo de 8 meses e se deu por meio de um processo que se inicia ao colocar a casca de molho na água. Em seguida, a mesma vai para uma estufa, para ser seca. Logo depois, a casca é triturada até virar um pó. O processo seguinte é a utilização de reagentes químicos que ainda não foram revelados pelo grupo de estudantes.

Projeto com casca de laranja pode participar de feira na Malásia

casca de laranja

A invenção dos estudantes já rendeu algumas conquistas, como o 3º lugar na Feira Brasiliense de Tecnologia e Ciência e um prêmio no Encontro de Iniciação Científica do Entorno do Distrito Federal.

Outra honraria recebida foi o convite para participar da feira World Invention Competition and Exhibition (WICE) – Competição e Exibição Mundial de Invenções-, que ocorrerá na Malásia em outubro. Atualmente, o grupo busca uma maneira de financiar a viagem e para isso criou uma vaquinha online, que visa arrecadar até R$ 25 mil. Além disso, os estudantes almejam melhorar a sua invenção, aumentando a resistência do material ao calor e à tensão.

Caso o produto tenha suas características melhoradas, a ideia é que até o ano que vem o mesmo já se torne comercial.

Leia também: Pesquisadora produz plástico comestível a partir de resíduos de laranja

LARANJAS ONLINE

A Laranjas Online cultiva a fruta há mais de 40 anos. É uma tradição que ultrapassa gerações e confere à fruta todo o carinho e atenção que se tem a um ente querido, a um tesouro de família cuja preciosidade independe de moeda. A produção sempre foi direcionada à indústria, mas encontrou uma forma de oferecer aos consumidores o sabor e a qualidade dos frutos frescos, aliada à comodidade de recebê-los em domicílio. Assim nasceu o Laranjas Online.

A Laranjas Online oferece a naturalidade da fruta, pura e simplesmente, com garantia de origem e certificado de qualidade. Adeptos do conceito Farm to Table (da fazendo à mesa), significa que a laranja, após colhida madura, demora no máximo três dias para ir da fazenda a sua casa. Isso as deixa com muito mais sabor, frescor e suculência, mantendo todas as suas propriedades. Conheça mais visitando nosso site Facebook.