Estudante utiliza laranjas para testar conservante natural

conservante natural

Criar novos métodos de conservar alimentos, como as frutas, é um desafio que vem ganhando cada vez mais adeptos. É o caso do estudante de ensino médio João Pedro Silvestre Armani, que desenvolveu um novo tipo de conservante natural. O projeto, desenvolvido em um trabalho de iniciação científica, foi capaz de criar um material que conserva laranjas e demais frutos por até 50 dias.

Leia também: Pesquisadora produz plástico comestível a partir de resíduos de laranja

Na fase inicial do trabalho, o estudante teve de extrair a quitosana, uma substância derivada da carapaça do camarão. A escolha desse material se deve ao grande volume de carapaças descartadas no município de Palotina, no Paraná, local em que João mora. Após a extração, foi desenvolvido um plástico que, em seguida passou por um processo de aprimoramento para se tornar uma solução, que enfim foi passada nos alimentos.

Já na fase atual do projeto, o estudante consegue desenvolver a solução na forma de um líquido barato.

Conservante natural já rendeu prêmios

O projeto, intitulado “Revestimentos comestíveis na pós colheita de laranja”, já concorreu e venceu alguns prêmios. O primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP (Febrace) e 3º lugar mundial na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), nos Estados Unidos, são alguns dos mais destacados. Nessa última premiação, a criação do estudante brasileiro concorreu com projetos de jovens de 70 países diferentes.

Leia também: Empresa utiliza embalagens de laranja para confeccionar novos produtos

LARANJAS ONLINE

A Laranjas Online cultiva a fruta há mais de 40 anos. É uma tradição que ultrapassa gerações e confere à fruta todo o carinho e atenção que se tem a um ente querido, a um tesouro de família cuja preciosidade independe de moeda. A produção sempre foi direcionada à indústria, mas encontrou uma forma de oferecer aos consumidores o sabor e a qualidade dos frutos frescos, aliada à comodidade de recebê-los em domicílio. Assim nasceu o Laranjas Online.

A Laranjas Online oferece a naturalidade da fruta, pura e simplesmente, com garantia de origem e certificado de qualidade. Adeptos do conceito Farm to Table (da fazendo à mesa), significa que a laranja, após colhida madura, demora no máximo três dias para ir da fazenda a sua casa. Isso as deixa com muito mais sabor, frescor e suculência, mantendo todas as suas propriedades. Conheça mais visitando nosso site Facebook.