Pesquisadora produz plástico comestível a partir de resíduos de laranja

plástico comestível

A criação de novos produtos plásticos é uma pauta cada vez mais recorrente entre pesquisadores, que buscam desenvolver materiais de fácil descarte e que não causem danos ao meio ambiente. É o caso da pesquisadora sueca, Veronika Bátori, que desenvolveu um plástico comestível feito de resíduos de laranja e maçã.

Leia também: Alimentos ricos em ferro ajudam o organismo na absorção de vitamina C

Veronika, doutora em Recuperação de Recursos pela Universidade de Borås, na Suécia, utilizou o plástico comestível para produzir objetos como pratos, copos, talheres e biofilmes para embalar alimentos. 

Como os plásticos comestíveis foram produzidos?

plástico comestível

Para produzir o novo material, Veronika teve de criar dois métodos para reprocessar os resíduos das frutas. O primeiro deles, chamado de “método de moldagem de solução”, é realizado por meio de uma solução moldada em uma superfície não pegajosa, que é seca e transformada em uma camada fina de película. Esse filme pode ser usado para embalar alimentos e também serve como saco de lixo para alimentos molhados. Os filmes produzidos com os resíduos da laranja se mostraram mais fortes do que os feitos com o bagaço da maçã.

No entanto, a maçã obteve melhores resultados no segundo processo, que é realizado por meio de uma moldagem por compressão. Esse procedimento usa as propriedades de autoligação dos polímeros juntamente com a pressão e o calor para produzir objetos 3D.

Leia também: Polpas e cascas de laranja ajudam a recuperar floresta tropical; entenda

LARANJAS ONLINE

A Laranjas Online cultiva a fruta há mais de 40 anos. É uma tradição que ultrapassa gerações e confere à fruta todo o carinho e atenção que se tem a um ente querido, a um tesouro de família cuja preciosidade independe de moeda. A produção sempre foi direcionada à indústria, mas encontrou uma forma de oferecer aos consumidores o sabor e a qualidade dos frutos frescos, aliada à comodidade de recebê-los em domicílio. Assim nasceu o Laranjas Online.

A Laranjas Online oferece a naturalidade da fruta, pura e simplesmente, com garantia de origem e certificado de qualidade. Adeptos do conceito Farm to Table (da fazendo à mesa), significa que a laranja, após colhida madura, demora no máximo três dias para ir da fazenda a sua casa. Isso as deixa com muito mais sabor, frescor e suculência, mantendo todas as suas propriedades. Conheça mais visitando nosso site Facebook.