Polpas e cascas de laranja ajudam a recuperar floresta tropical; entenda

cascas de laranja

Não é novidade que a laranja oferece inúmeros benefícios quando o assunto é saúde. No entanto, uma recente reportagem da BBC mostrou que a fruta também pode ser excelente para o meio ambiente. Isso porque, após 23 anos, polpas e cascas de laranja ajudaram a recuperar uma floresta tropical da Costa Rica.

Leia também: Resíduos da laranja ajudam a desenvolver extrato benéfico para a saúde cardiovascular

Tudo começou com a ideia dos professores Daniel Janzen e Winnie Hallwachs da Universidade da Pensilvânia e consultores das autoridades ambientais do país latino americano quiseram fazer um experimento. Eles fizeram um acordo com uma empresa produtora de laranjas, em que a marca poderia descartar suas cascas e demais resíduos da fruta em pastagens degradadas próximas da reserva. A dupla acreditava que a biodegradação poderia ajudar na recuperação da floresta.

Cascas de laranja e demais resíduos aumentaram 176% a biomassa do local

cascas de laranja

Segundo a reportagem, foi despejado mais de 12 mil toneladas de resíduos de laranjas na então pastagem árida da reserva Guanacaste. Com o passar dos anos, o material orgânico funcionou como um fertilizante, deixando o solo mais rico, ampliando a quantidade de árvores e da cobertura florestal. 

Apesar dos bons resultados já medidos em 1998, a parceria foi contestada por uma empresa rival e entendida pelo Supremo Tribunal local como ilegal. Em entrevista ao portal, o cientista de Princeton que liderou uma das visitas ao local em 2013, Timothy Treuer, fez um balanço dizendo que existem razões para esperar que resíduos agrícolas (de baixo custo) sejam utilizados para acelerar a recuperação de florestas tropicais.  

Leia também: Empresa cria espremedor que faz suco e copos com cascas de laranja

LARANJAS ONLINE

A Laranjas Online cultiva a fruta há mais de 40 anos. É uma tradição que ultrapassa gerações e confere à fruta todo o carinho e atenção que se tem a um ente querido, a um tesouro de família cuja preciosidade independe de moeda. A produção sempre foi direcionada à indústria, mas encontrou uma forma de oferecer aos consumidores o sabor e a qualidade dos frutos frescos, aliada à comodidade de recebê-los em domicílio. Assim nasceu o Laranjas Online.

A Laranjas Online oferece a naturalidade da fruta, pura e simplesmente, com garantia de origem e certificado de qualidade. Adeptos do conceito Farm to Table (da fazendo à mesa), significa que a laranja, após colhida madura, demora no máximo três dias para ir da fazenda a sua casa. Isso as deixa com muito mais sabor, frescor e suculência, mantendo todas as suas propriedades. Conheça mais visitando nosso site Facebook.