Resíduos da laranja ajudam a desenvolver extrato benéfico para a saúde cardiovascular

saúde cardiovascular

A laranja é uma fruta conhecida por trazer muitos benefícios para o organismo, além de auxiliar no funcionamento do pulmão e da flora intestinal, a fruta também é excelente para outro órgão fundamental para o corpo, o coração. Recentemente, um estudo constatou que os resíduos da laranja podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular.

Leia também: Empresa cria espremedor que faz suco e copos com cascas de laranja

A descoberta foi feita por Amanda Roggia Ruviaro que, em sua tese de doutorado, submeteu os resíduos da laranja a vários processos enzimáticos. Por meio desse procedimento, a pesquisadora conseguiu aumentar a atividade antioxidante da laranja, possibilitando assim que o material induzisse ao relaxamento arterial.

Como foi realizada a pesquisa sobre a saúde cardiovascular?

saúde cardiovascular

A pesquisa foi realizada no Laboratório de Bioprocessos do Departamento de Alimentação e Nutrição (Depan) da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp. Para chegar até o resultado, Ruviaro contou com o auxílio da professora Gabriela Alves Macedo e do professor Edson Antunes, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

A produção do extrato foi realizada da seguinte forma: aquecimento dos resíduos da laranja em banho-maria (cerca de 40 graus) mais 24 horas de processamento. 

Em entrevista para o site da Unicamp, Amanda conta mais detalhes sobre o processo:

“Para padronizar a amostra em partículas menores, a fim de facilitar a ação da enzima tanase, ela é moída em blender e depois passada em peneira; misturamos a amostra e a enzima e, por fim, utilizamos o rotoevaporador para eliminar o máximo de água. Temos o extrato na forma líquida ou liofilizada, rico em fenólicos e com maior potencial bioativo do que antes.”

Leia também: Benefícios da vitamina C para a pele: nutriente também ajuda na cicatrização

LARANJAS ONLINE

A Laranjas Online cultiva a fruta há mais de 40 anos. É uma tradição que ultrapassa gerações e confere à fruta todo o carinho e atenção que se tem a um ente querido, a um tesouro de família cuja preciosidade independe de moeda. A produção sempre foi direcionada à indústria, mas encontrou uma forma de oferecer aos consumidores o sabor e a qualidade dos frutos frescos, aliada à comodidade de recebê-los em domicílio. Assim nasceu o Laranjas Online.

A Laranjas Online oferece a naturalidade da fruta, pura e simplesmente, com garantia de origem e certificado de qualidade. Adeptos do conceito Farm to Table (da fazendo à mesa), significa que a laranja, após colhida madura, demora no máximo três dias para ir da fazenda a sua casa. Isso as deixa com muito mais sabor, frescor e suculência, mantendo todas as suas propriedades. Conheça mais visitando nosso site Facebook.