Pesquisadores desenvolvem tecnologia para ajudar na colheita de laranja

colheita de laranja

A automatização de alguns trabalhos já vem se tornando realidade nos mais diversos ramos, o que não seria diferente na citricultura. Visando otimizar um dos processos da colheita de laranja, pesquisadores da Embrapa e do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) estão trabalhando em uma inteligência artificial capaz de contar os frutos verdes e maduros, sem que os mesmos precisem ser arrancados.

Leia também: Estudo aponta que consumo de laranja previne doenças cerebrais

Chamada de eContaFruto, o sistema terá que saber distinguir alguns quesitos para que possa classificar a fruta. Essencialmente, deve-se saber diferenciar uma laranja verde de uma madura. Alguns pontos que o sistema deve observar são: as folhas, o caule, os galhos, a densidade das plantas, a diferença entre as floradas, a iluminação não uniforme e as áreas sombreadas.

Benefícios além da colheita de laranja

colheita de laranja

A pesquisa tem como principais objetivos reduzir os custos operacionais, além de obviamente aprimorar o processo de separação das frutas. O uso de inteligência artificial também irá ajudar a Fundecitrus a ter maior controle sobre os dados sobre a safra de laranjas no Brasil, possibilitando que os números sejam exatos.

Leia também: Conheça cinco benefícios da laranja na gravidez

LARANJAS ONLINE

A Laranjas Online cultiva a fruta há mais de 40 anos. É uma tradição que ultrapassa gerações e confere à fruta todo o carinho e atenção que se tem a um ente querido, a um tesouro de família cuja preciosidade independe de moeda. A produção sempre foi direcionada à indústria, mas encontrou uma forma de oferecer aos consumidores o sabor e a qualidade dos frutos frescos, aliada à comodidade de recebê-los em domicílio. Assim nasceu o Laranjas Online.

A Laranjas Online oferece a naturalidade da fruta, pura e simplesmente, com garantia de origem e certificado de qualidade. Adeptos do conceito Farm to Table (da fazendo à mesa), significa que a laranja, após colhida madura, demora no máximo três dias para ir da fazenda a sua casa. Isso as deixa com muito mais sabor, frescor e suculência, mantendo todas as suas propriedades. Conheça mais visitando nosso site e Facebook.