Suco de laranja melhora funcionamento do intestino, diz estudo

funcionamento do intestino

De acordo com pesquisa realizada pela bióloga italiana Elisa Brasili em parceria com o Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), sediado na USP, a ingestão de sucos produzidos por laranjas-baía e cara-cara produzem mudanças benéficas na composição da microbiota intestinal.

Leia também: Conheça alguns benefícios da semente de laranja

A microbiota intestinal é um complexo de espécies de microrganismos que habitam o trato gastrointestinal e agem no controle da proliferação de bactérias patogênicas perigosas, além de serem benéficas para o nosso organismo.

Afinal, quais bactérias são aliadas da microbiota intestinal e ajudam no funcionamento do intestino?

funcionamento do intestino

O estudo, realizado para o pós-doutorado de Brasili na FCF – USP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo), constatou que após o consumo do suco de laranja cara-cara houve um aumento significativo de bactérias Mogibacteriaceae e Tissierellaceae. Ambas são benéficas para o corpo humano e são encontradas de maneira reduzida e alterada em doenças como o Mal de Parkinson. Embora esse tipo de laranja traga benefícios, a sua comercialização ainda não é muito difundida.

Já após o consumo de laranja-baía notou-se um aumento das bactérias Veillonellaceae e Ruminococcaceae, que dentre os seus diversos benefícios estão a redução das patologias inflamatórias intestinais.

Os resultados foram obtidos da seguinte forma: participaram 21 voluntários, homens e mulheres saudáveis, com idades entre 20 e 43 anos. Primeiramente, Brasili detalhou a microbiota intestinal de cada participante e em seguida fez com que cada pessoa ingerisse diariamente diferentes sucos feito em períodos distintos. Cada indivíduo ingeriu 500 mililitros (ml) de suco por dia, durante uma semana.

Leia também: Suco de laranja auxilia nas crises de hipoglicemia

LARANJAS ONLINE

A Laranjas Online cultiva a fruta há mais de 40 anos. É uma tradição que ultrapassa gerações e confere à fruta todo o carinho e atenção que se tem a um ente querido, a um tesouro de família cuja preciosidade independe de moeda. A produção sempre foi direcionada à indústria, mas encontrou uma forma de oferecer aos consumidores o sabor e a qualidade dos frutos frescos, aliada à comodidade de recebê-los em domicílio. Assim nasceu o Laranjas Online.

A Laranjas Online oferece a naturalidade da fruta, pura e simplesmente, com garantia de origem e certificado de qualidade. Adeptos do conceito Farm to Table (da fazendo à mesa), significa que a laranja, após colhida madura, demora no máximo três dias para ir da fazenda a sua casa. Isso as deixa com muito mais sabor, frescor e suculência, mantendo todas as suas propriedades. Conheça mais visitando nosso site e Facebook.